sábado, 19 de fevereiro de 2011

Turimos em Grenoble

Este ano  comecou bem, diferente dos outros anos que passei na frança. O mes de janeiro e fevereiro aqui sempre é um pouco triste. O frio de cortar a boca e a verba limitada dos anos anteriores nao me deixaram aproveitar as promocoes ! Pois bem, este ano teve o frio, teve lilica que passou por uma intervencao cirrurgica. Foi a primeira vez que ela tomou anestesia geral, e eu fiquei com o coracao na mao dando todas as recomendacoes ao veterinario. O melhor disto tudo foi que ela saiu intacta  e que nao eu nao tive contençao de despesas para deixar de aproveitar  as promocoes.
As promocoes aqui sao maravilhosas. Cada pessoa encontra um jeito de aproveitar melhor, tem gente que so vai comprar coisas de marca, outras que compram o que nao precisam e outras que compram o que precisam dobrado ! Este foi meu caso, acho que descontei pelos outros anos ! Resultado, para quem nao tinha botas, as promocoes de janeiro/fevereiro 2011 me renderam 4 pares de botas. Para quem tinha 2 ano passado e que as duas acabaram o inverno cheia de buracos, acho que 4 da para tapar os buracos  deste ano. Comecei o inverno com uma, nao coloquei a foto dela, mais eh uma simples, como meu pé é pequeno comprei na seçao infantil e é a mais confortavel ! O unico problema é que so me dei conta no final que so escolho botas marrons. Olhe que ideia, vai ver estou na fase “marron”. Essa historia de fase eu explico uma proxima vez…
Para inaugurar uma das botas, a da foto do meio, resolvi utiliza-la numa ocasiao importante, uma visita a madrinha de Lilica e uma grande amiga, Juliana. Ela nao mora ainda aqui na frança, mais vem com grande frequencia para a minha alegria ! O problema é que eu nunca fui visitar juliana. O segundo empecilho é que ela sempre escolhe cidadezinhas, e eu, como toda matuta, tenho sonho de cidade grande. Desta vez nao escapamos, e dedicamos nosso domingo para descobrir onde Juliana se escondia. Yan foi nos buscar numa outra cidade, isto porque como era domingo o acesso de trem a cidade em questao, Moirans, era longo. Eu, lilica e sebastien pegamos o trem ate Voiron e depois seguimos para moirans – « nao sei o que ».  La comemos um delicioso fondue savoyarde, um fondue de queijo. Olhem a carinha de gulosa de lilica, pois é, ela adorou o fondue , mas nada de baquetes, ela prefere é queijo !
Mas o que tem haver botas, uma visita a juliana e lilica??? Aparentemente nada! Mas justamente eu escolhi uma bota para sair da rotina do tenis e ficar bonita para visitar minha amiga com lilica. O que nao esperava era que fossemos fazer uma « randoneé », ou seja, uma caminhada de 3km.  Para agitar ainda mais este domingo, saimos dessa cidadezinhas perdida e, fomos para grenoble. Nao sei se em Grenoble tem muita coisa turistica, tirando as pontes e o bondinho. Na verdade, foi so o que deu tempo visitarmos.

A fila do bondinho esta grande, o dia esta bonito mais a temperatura estava nos 10graus e no meio daquela fila, daquele povo fumdando, ( nunca vi um povinho para fumar mais do que os franceses), fiquei meio agoniada e nao queria mais ir. Bom, chegou nossa vez e entao entrei nesta aventura. Como sempre, e como boa mae de um peludo, sempre olho se eles aceitam cachorros. O choc foi ilario, nao somente para nos como tambem para as outras pessoas da fila, lilica foi aceita com muita carinho no bondinho pelo preço de 1,50 euros. Uma das qualidades da frança é aceitar peludos em boa parte dos lugares publicos, no entanto, quase tudo é pago ! Para marcar este momento, lilica aceitou pousar para uma foto feita pela dinda dela  e o resultado foi este :

Chegamos la em cima, na bastilha, e pudemos aproveitar um pouco da paisagem. Encontramos alguns outros amigos peludos por la. Mas o povo françes é conhecido por ser rabugento, entao como sou indomavel, ja tinha me atrevido a brincar com os cachorrinhos por la e pelo que percebi  da reaçao dos donos, pedir para tirar foto me pareceu um pouco de mais.

Depois de um tempinho de desçanso, começou a fase engracada disso tudo . Eu como lilica nos branços tentando me equilibrar no meio do caminho de terra e pedrinhas « ladeira a baixo », toda pomposa com minha bota nova, tentando ao mesmo tempo nao deixar lilica cair, nao cair e ainda, nao riscar a minha bota nova. Juliana e Yan se divertiam com isto tudo, Sebastien tentava me ajudar repartindo a guarda de lilica, enquanto isto eu causava engarrafamento na trilha. Chegamos em casa felizes pelo adoravel domingo que passamos com Juliana e Yan. A bota chegou inteira, eu e lilica ao contrario chegamos cansadas, e minha batada das pernas deu sinal de vida durante 3 dias.







Um comentário:

  1. Hahahaha! Que legal Atena! Adoro ler esses teus relatos d'As aventuras de Atena na França. Eu realmente sinto como se estivesse junto com vocês. Espero que esteja tudo dando certo aí contigo. No mais, saudades de ti, muitas mesmo! Abraço para Sebastien e um lambeijo em Lilica.

    ResponderExcluir