quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Como viajar com meu cachorro

Vir para a França e deixar Lilica no Brasil, impossivel!
E agora? Como fazer para organizar isso tudo.
A minha atitude em relação a este sujeito foi procurar em sites na internet, mas as informações eram sempre vagas... Um site dava o começo do procedimento, outro o final, outro propunha fazer toda a documentação e cobrava uma fortuna por isto e ainda achei outro que até despachava o animal sozinho. Mesmo organizando as coisas sozinhos, isto é, sem intermediario de prestadoras de serviço, a preparaçao da primeira viagem internecional é a mais cara.  
Consegui fazer uma lista dos documentos e depois uma lista dos procedimentos necessarios. Vale lembrar que é sempre bom verificar com os orgãos competentes, ou seja, o Misterio da Agricultura do Brasil e o Ministerio da agricultura ou Consulado do pais de destino, pois apesar da burocracia não ter mudado desde a primeira viagem internacional de Lilica em 2008, a regulamentação pode mudar.
Procedimentos necessarios para viagem internacional com cães com destino a Europa
Em negrito estão os procedimentos e abaixo algumas especificações e comentarios



1- Microchip padrão internacional - I.S.O. 11784 / 11785
se o animal não possui microship, esta deve ser a primeira medida a ser tomada. Em João Pessoa não foi facil, em 2008 so tinha um veterinario que o implantava. O preço varia muito de veterinario a veterinario. A dica é ligar e perguntar os preços.

2-Teste sorológico para Raiva (Instituto Pasteur SP)
Esse teste deve ser feito por um laboratorio credenciado pela Comunidade Europeia. Não tenho conhecimento de outros, apenas do Instituto Pasteur em São Paulo. O problema é que o animal so podera viajar 90 dias apos o resultado do exame. Isto pode ser inconveniente, como foi no meu caso, pois ja tinha a passagem comprada e nao contava ter que esperar estes 90 dias.
Para que o animal possa fazer este exame e que o resultado seja o esperado ele precisa estar em dia com a vacina anual anti-rabica, ou faze-la com no minimo 30 dias antes da coleta do sangue. Este exame custa 100 reais atualmente, esta informação é importante pois os veterinarios tambem costumam variar este valor. Sabendo que eles têm todo o direito de cobrar pelo serviço, mais eles tambem devem especificar. No meu caso, como eu sabia desta informação, pedi o orçamento do veterinario e verifique que se eu enviasse o material colhido sairia mais barato. Mais isto também é a algo a negociar com o veterinario. Como o Instituto Pasteur é em SP e eu fiz o procedimento em João Pessoa, tive que angariar as especificaçoes corretas diretamente com o Pasteur de SP de como enviar o sangue para que ele chegasse em boas condições no Instituto. Voce pode verificar o procedimento de envio de amostras, bem como baixar a requisição e as formas de pagamentos no site do Instituto Pasteur.
Para as pessoas que moram em SP creio que voces possam ir diretamente no Instituto Pasteur. No entanto nao sei como seria o procedimento, mais o telefone e o endereço para obter informações é o:

Av. Paulista, 393 - 01311-000 - São Paulo - SP
TEL: (11) 3145-3145  /  Fax: (11) 3289-0831


3- Reservar a passagem com a Cia Aerea
como so sao permitidos 2 animais por vôo é importante reservar com antescendencia. A reserva é feita no momento da compra da passagem. Nesta hora é importa salientar a preferencia, se voce quer o animal va com você ou se ele vai no porão. Normalmente a regra para ir na cabine é ter menos de 10kg junto com a caixinha para a TAM, 7kg junto com a caixinha para TAP e Aire France. Ainda não acabou, nem todas as cias aereas dão a resposta imediatamente na compra. No nosso caso, eu e lilica ja viajamos pela TAM, TAP e AIR FRANCE. Não tivemos problemas em nenhuma destas cias, mais so tive a confirmação na hora da compra do bilhete na Aire France, apos muita insistencia. Com as outras eu liguei no dia seguinte e se ainda nao sabiam, eu ligava uma semana depois. Esta questão tambem varia de acordo com a agencia. Por exemplo, hoje quando compro minha passagem de ida, o bilhete de volta ja esta com a reserva de Lilica automaticamente. Ainda assim eu ligo um mês antes da viagem para confirmar.

4- Comprar o Kennel ou a Bolsa de Viagem
O tamanho e o tipo do kennel, bolsa ou caixa de transporte vai variar de acordo com as recomendaçoes da Cia aerea que você vai viajar. Alguns até vendem a caixinha. Lilica é tão pequena, 30cm e 3kg que ninguem nunca chegou a medir, porém sempre pesam. A primeira caixa de transporte dela foi uma de plastico rigido, como nao achei outra opçao em Joao Pessoa, entao foi essa mesma. Agora ela so viaja numa bolsa de tecido grosso adaptada para viagem. Ela se adaptou melhor a esta ultima.

!!!Vou ficar devendo a foto de lilica no saco de viagem!!!
5- Atestado de Saude ou Certificado Sanitario
Apos todas as 4 etapas, voce tera agora o Certificado do Microchip, o Exame sorologico de raiva, a Confirmaçao do lugar do seu bichinho, entao so faltam os ultimos detalhes.
Este atestado de saude é emitido por qualquer veterinario apos consultar o animal e verificar que alem de estar com saude e condiçoes de viajar ele esta com as vacinas em dia, nao tem carrapato. Este atestado so é valido por 3 DIAS apos a data de emissão. Neste atestado devem haver as informaçoes do animal, do proprietario e do veterinario.

6- CZI - Certificado Zoosanitario Internacional
Este certificado pode ser obtido GRATUITAMENTE no Ministerio da Agricultura dos aeroportos internacionais do Brasil e é valido por 8 DIAS. Voce pode agendar por telefone ou pessoalmente uma hora para poder fazer o CZI.
No nosso caso, como sempre estamos em João Pessoa e o aeroporto internacional fica em Recife, chegamos 4h ou 5h antes e fazemos o CZI antes de ir ao embarque. Nunca tivemos problemas, mais a ultima vez a moça nao ficou muito satisfeita.

Endereço e Telefones do Ministerio da Agricultura nos aeroportos internacionais:

Recife:

Ministério da Agricultura - (81) 3322 4152/3322 4275/3322 4652

São Paulo:

Ministério da Agricultura - Serviço de Sanidade Animal
Rua 13 de Maio, 1558 - 3o. andar
Tels.: (011) 251-0400 / 251-5742 Fax.: (011) 284-6944
Atendimento: das 14 às 17 horas.
Aeroporto de Guarulhos - Setor Ministério da Agricultura Serviço de Sanidade Animal
Telefax: (011) 6445-2800
Atendimento: Diariamente das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Inclusive sábados, domingos e feriados.

Campinas: Aeroporto Internacional de Viracopos

Setor Ministério da Agricultura Serviço de Sanidade Animal
Telefax: Tel. (0XX19) 725.5402
Atendimento: das 08 às 17 horas de 2a. a 6a. feira. É importante agendar co antecedência.

Rio de Janeiro: Vigiagro Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro

TPS 1 Setor Verde - Sala 1019 - 1o. andar
Desembarque doméstico
Tel: (021) 398-3169 / 398-3773
Fax: (021) 393-8099
Atendimento: das 08 às 17 horas de 2a. a 6a. feira.

7- Embarque
E aconselhado chegar 2 horas antes para voos internacionais. Com um bichinho, se voce ja estiver com tudo pronto, chegar 3 horas antes é melhor. As vezes tem atendentes novos ou que nao conhecem o procedimento que vao fazer com que voce atrase. Se nao, chegando la no embarque, pode ir direto para o embarque, e la eles resolvem.

Boa Viagem. 


2 comentários:

  1. Escuta, qual caixa de transporte rigida vc comprou? Estou em Joao Pessoa passando pelo mesmo problema com meus gatos hehe Obrigada. Rebecca

    ResponderExcluir
  2. Rebeca, desculpe a demora em responder, eu comprei uma caixa rigida toda em plastico e que desmonta, comprei ela no pet shop que tem no estacionamento do extra. No entanto tem umas coixas em alguns sites que sao melhores e pelo mesmo preco. meu email eh atenapontes@hotmail.com qq coisa eu posso te dar mais detalhes de lojas etc.

    ResponderExcluir