terça-feira, 23 de novembro de 2010

Paris, Café e Lilica

Exitem muitas costumes que eu não gosto na França. Mais algumas eu adoro, quer dizer, eu aprendi a gostar. E a maioria destes, eu aprendi a gostar pelo fato de poder estar com lilica.
Além de poder andar com ela no métro ou no ônibus sem que isto provoque algum choque nas pessoas, de poder ir para um parque onde é permitido cachorro sem coleira e não ficar com medo de encomodar alguém fica encomodado, de ir para um hotel com lilica, de viajar com ela para varios paises entre outros... Eu descobri o prazer de ir a um café na França com Lilica. Então não sei como poder explicar com palavras o prazer que eu sinto em poder dividir essas pequenas coisas do dia a dia com minha companheira de aventuras.


Para explicar como eu e Lilica fomos para em um café na França temos que explicar como ele chegou por aqui e o que é um café na França. Tendo sua origem no continente Africano, ele chegou na Europa por volta dos anos 1600 através dos mercados italianos, em Veneza. 50 anos depois, o café começou a ser importado e consumido em Londres. Logo, eles abriram os “cafés”, um bar destinado a venda do café e outras bebidas, tendo como frequentadores assiduos filsofos e letrados. Isso causou um problema para o Rei e os outros agregados da coroa inglesa.
Em Paris, houve a abertura de uns dos primeiros “cafés” próximo au “Point Neuf”. Ele não teve muito sucesso e logo foi transferido para Londres. Mais tarde um garçon que tinha trabalhado neste “café”, Francesco Procopio abriu seu próprio “café” e criou um ambiente inovador: ele propos não somente o café, mas também bolos, sobremesas e ainda colocava em um mural as noticias do dia. Este “café” mudou de endereço e tambem de decoraçao. O novo “Café Procope”, situado no 13, Rue de l'ancienne Comedie em Paris, tem um toque refinado, classico e elegante. Este café é um dos mais antigos em Paris e por ele passaram algumas pessoas “normais” como Voltaire, Diderot, D'Alambert e um bocado de outros pensadores e escritores.
Então, em um belo 23 de novembro de 2008, Lilica aterrisou na França com a elegancia e o charme de Paris para lhe acolher, com o frio e o vento forte para acalmar as emoções e o calor do café para aquecer nossos corações. A experiencia de poder entrar, ser bem servida (coisa um pouco rara na França) e ainda trazerem um potinho com agua para lilica foi sensacional. Mesmo se para isto o café custou 10 euros.


Hoje comemoramos os 2 anos de Lilica na França. Que tal irmos comemorar em um café, heim lilica? 

2 comentários:

  1. Você fica tão bonita com essas roupas! Aliás você fica bem de qualquer jeito. As duas estão muito elegantes. Um lambeijo pra Lilica e um "xêro" pra ti.

    ResponderExcluir