quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Primeira viagem de 2011

Faz algum tempo que não escrevemos ! Pois é, estou com a vaga idéia de que fim de ano e começo de blog não combinam ! Passado o desespero, estamos aqui de volta. Neste começo de ano friorento e cinza pensamos em ir visitar uma grota ha uns 200km de Lyon. Primeira etapa : verificar se eles aceitam animais. Segunda etapa : preparar o piquenique e não esquecer da comidinha de Lilica. Terceira etapa : vamos simbora !!! Nossos companheiros de viagem foram nossos amigos Kali, David e Monet. Para eles vão os creditos das fotos.

A grota escolhida foi a « La grotte de Choranche », na região do « Vercors  ela foi descoberta no ano de 1871 pelo povo que morava por la, no entanto ficou um pouco de lado pois nesta época a exploração do mundo subterrâneo  estava longe de ser primordial visto que eles nao tinham nem luz életrica.  A lenda conta que durante a seca o povo foi procurar agua na fonte, acabou que a fonte era dentro da grota. O povo ficou surpreendido pois a entrada para grota era pequena e eles nao esperavam que tivessem uma grande quantidade de agua la dentro, por isso eles batizaram a grota de « pescoço fino ». Mas tarde, um pioneiro da espeleologia, Oscar Descombaz, foi o primeiro a ir mais longe dentro da grota e ele deixou escrituras sobre suas impressões, bem como as primeira topografias de « pescoço fino ». Como, quando e porque eles mudaram o nome da grota, eu nao sei explicar. Uma possivel campanha de marketing ?
O melhor de ir visitar essa grota é porque além dela ser linda, a agua numa temperatura constante de 10°C durante todo o ano, podemos descobrir as falésias que cobrem a gruta, uma cachoeira e ainda passear no meio da natureza.  








Lilica se comportou muito bem durante o passeio dentro da grota, no entanto foi um pouco dificil para ela ficar escutando o barulho de agua correndo e nao pensar  na hora do banho ! No entanto, mesmo com a temperatura externa menos agradavel do que a da grota, estavam fazendo -1°C,  acho que ela gostou muito mais do caminho pelos matos até chegar a cachoreira. Ela tambem foi a sensação no meio dos turistas que adoraram a ideia de poder ir visitar a grota com peludo.

No caminho de volta pra casa resolvemos enfrentar um pouco mais o frio e fizemos uma parada estrategica num lugar que tem as casas « penduradas ». Pont en Royans tem varias surpresas, com o frio muito grande, so pensamos em ver essa casas « suspendidas », « penduradas »…. Em fim, sao casas construidas em cima de uma pedra e tem um riozinho em baixo. Bem bonitinho ! Sobre as casas em cima das pedras, ahhh, elas me lembram a casa da fazenda de vovô.

2 comentários:

  1. Nossa que lugar incrível! Adorei as fotos e essas casas em cima das pedras, me lembram àquele filme: "Perfume: A história de um assassino", adaptada de um livro, cujo cenário se passa na França. Muito lindo mesmo. Saudades de vocês.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as fotos!!!
    A viagem deve ter sido maravilhosa!
    O lugar é lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir